Soluções para os Riscos Químico, Toxicológico e Ambiental

Catálogo de Produtos | Port. | Esp. |

Portuguese English Spanish

No dia 06 de abril de 2018, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a Emenda 1:2018 da NBR 7503. Essa atualização, em conjunto com a ABNT NBR 7503:2017, equivale à ABNT NBR 7503:2018.

A norma ABNT NBR 7503 contém as exigências e obrigações para o Transporte Terrestre de Produtos Perigosos, Ficha de Emergência e Envelope de Transporte, com detalhamento de características, dimensões e preenchimento dos documentos de segurança.

The Lancet Commission on pollution and health 2018

O presente artigo baseia-se no Resumo Executivo do estudo The Lancet Commission on Pollution and Health (A Comissão Lancet de Poluição e Saúde), publicado em 2018, com a participação de 47 especialistas de diversos países, baseado em 418 artigos científicos. O estudo confirma que, atualmente, a poluição química constitui a maior causa ambiental de doença e morte prematura no mundo, e que quase 92% dessas mortes ocorrem em países de baixa e média renda como o Brasil.

Apesar de pouco conhecido, o Bisfenol A tem sido um assunto muito comentado em relação ao seu uso em embalagens plásticas. Isso porque é considerado um produto químico diferente dos demais e por ter uma exposição praticamente contínua. O composto se degrada de uma forma muito rápida no organismo e antes de ser extinto, é consumido novamente. 

A lâmina aurignaciana foi a primeira ferramenta humana capaz de modificar a forma da matéria, inventada há cerca de 50.000 anos. Sua utilização resultou numa vasta expansão tecnológica criando um conjunto de ferramentas que causou profundo impacto no desenvolvimento humano. O desenvolvimento dessa tecnologia foi o início de uma série de transformações, gerando a produção de instrumentos metálicos, a expansão da agricultura e as revoluções industriais. O homem adquiriu, assim, domínio sobre a forma da matéria.

A tabela periódica criada por Dimitri Mendeléiev em 1869 ganhou em 2016 quatro novos elementos. Agora cientistas japoneses buscam criar o 119 elemento da tabela periódica, que seria o "Ununênio".

Cientistas buscam o 119º elemento da tabela periódica

A organização da tabela periódica é feita pelo número de prótons encontrados no interior do núcleo de cada elemento, pela distribuição dos elétrons e pela recorrência de propriedades periódicas.

Em 29 de janeiro de 2018 a Comissão de Estudo de Transporte de Produtos Perigosos (CE-016:400.004) no Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego (ABNT/CB-016) adicionou a Consulta Nacional o Projeto de emenda da ABNT NBR 7503 - Transporte Terrestre de Produtos Perigosos – Ficha de Emergência e Envelope para o Transporte – Características, Dimensões e Preenchimento. 

Pesquisar

 

ghs