Soluções para os Riscos Químico, Toxicológico e Ambiental

Catálogo de Produtos | Port. | Esp. |

Portuguese English Spanish
Print Friendly, PDF & Email

ext

No mês de Agosto, São Paulo sediou o 17º congresso de Atuação Responsável da Associação Brasileira da Industria Química (ABIQUIM), onde nesta edição recebeu um público recorde contando com a profissionais da indústria, órgãos governamentais, ONG’s, sindicatos.

O evento teve como tema central a “Química do Futuro: Universo de Possibilidades e Desafios”, onde foram promovidos diversos debates com temáticas relacionadas.

Os temas dos maiores debates foram:

- Modelo regulatório para uma melhor gestão segura de substâncias químicas;

- Controle de emissões e contribuição da química para a qualidade do ar;

- Interação das indústrias com as comunidades e a sociedade;

- Diversidade e estocagem segura de produtos químicos;

O evento contou com a participação de agentes do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério da Industria, Comércio Exterior e Serviços onde também contou com a participação ativa dos Agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

No local também obtivemos a participação da coordenadora-geral de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Letícia Reis Carvalho, que representa o Brasil na Abordagem Estratégica para a Gestão Internacional de Produtos Químicos (SAICM) e as novas metas do fórum. Abrangendo o tema tivemos a participação do deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), coordenador do tema Saúde e Segurança do Trabalho da Frente Parlamentar da Química (FPQuímica) elogiou fortemente os trabalhos da indústria química na busca pela sustentabilidade e a responsabilidade do setor com o meio ambiente e com a segurança de colaboradores e comunidades.

plenaria do 17 Congresso de Atuacao Responsavel

O evento contou com apresentações de cases de sucesso como foi apresentado pelo presidente da Plastivida, Miguel Bahiense, o “Manual Perda Zero de Pellets”, que está disponível para download no site www.porummarlimpo.org.br.

 O coordenador do Comitê para o Desenvolvimento Sustentável da Abiquim, Weber Porto, também marcou presença e apresentou o “Benchmarking de Sustentabilidade da Indústria Química”, estudo realizado pela Fundação Dom Cabral, que identifica os temas econômicos, sociais e ambientais mais relevantes para a indústria química nacional e internacional.

E um grande momento do evento foi quando o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, deixou claro o apreço e satisfação pelos trabalhos executados pelos colaboradores da indústria química, dos membros dos Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs) e dos jornalistas, que cobrem as atividades da associação. “A Abiquim é uma entidade em que ongs, sociedade, políticos e jornalistas devem se sentir à vontade para debater os temas de interesse da sociedade brasileira, queremos ser uma entidade aberta, onde todos podem discutir com honestidade os desafios e oportunidades da indústria química”.

Este evento promovido pela Abiquim, tem suma importância pois define novos conceitos e discussões a serem realizadas nos processos da indústria química, exigindo sempre de seus profissionais que atuem pensando fora do contexto processo e trazendo visão de sociedade, meio ambiente e colabores como prioridade em suas agendas.

Print Friendly, PDF & Email

Pesquisar

Experiencia da Reichhold do Brasil Com Treinamentos Intertox 2

 

ghs