Soluções para os Riscos Químico, Toxicológico e Ambiental

Catálogo de Produtos | Port. | Esp. |

Portuguese English Spanish

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em 08 de novembro de 2017, a nona edição da NBR 10271 – Conjunto de equipamentos para emergências no transporte terrestre de ácido fluorídrico, que cancela e substitui a versão anterior de 2012 desta norma e passa a ser válida a partir da data de sua publicação.

A simples observação das precárias condições de Segurança e Saúde no trabalho e da falta de cuidados com o meio ambiente mostra que, prevalece no país, uma cultura pobre em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), fato que compromete a sustentabilidade das atividades humanas nos diversos segmentos produtivos nacionais. Tradicionalmente, o treinamento técnico empresarial está voltado para capacitar os empregados nos aspectos técnicos das operações e atividades da organização, sem uma abordagem apropriada das questões de SMS e sustentabilidade a elas relacionadas.

Os produtos químicos estão presentes no dia-a-dia de qualquer pessoa. Todo e qualquer segmento industrial utiliza produtos químicos, seja para fazer um simples copinho de café como para criar um televisor de última geração. E é justamente no ambiente de trabalho que existe a maior probabilidade de uma pessoa se expor a um produto químico, sendo muitos deles inclusive classificados como perigosos à saúde humana.

A cada dia, a Química adquire maior importância na vida moderna, em virtude da crescente aplicação de produtos químicos, praticamente, em todas as atividades humanas. O Brasil encontra-se em oitavo lugar como produtor químico mundial e, em consequência do sucesso do agronegócio, o país é hoje o maior consumidor de agrotóxicos do mundo.

Deve ser assinalado que, ao lado dos efeitos desejados, que justificam sua utilização, os produtos químicos apresentam efeitos tóxicos que, dependendo da intensidade da exposição, podem se manifestar a curto, médio e longo prazos. Os efeitos tóxicos podem corresponder a praticamente todas as doenças conhecidas, desde irritações dos tecidos, alergias, doenças dos diversos aparelhos (circulatório, respiratório, digestivo) e sistemas (nervoso, endócrino, imunológico), inclusive diversos tipos de câncer.

Pesquisar

 

ghs