InterTox participa do workshop “Análise de Riscos de Produtos Químicos, segundo o Guia ICCA”

Realizou-se em São Paulo nos dias 28 e 29 de junho de 2011 o workshop “Análise de Riscos de Produtos Químicos, segundo o Guia ICCA” , promovido pela ABIQUIM. O evento teve apoio das empresas BASF, Braskem, DOW, Rhodia e DOW CORNING e abordou a Avaliação e o Gerenciamento dos riscos químicos.

O workshop contou com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, da indústria e do governo, que expuseram o panorama mundial referente à análise de risco na indústria química e a implementação do GPS (Global Product Strategy)em países europeus e nos EUA, além de uma visão do cenário Latino Americano sobre análise de risco químico.

.

O GPS é uma ferramenta para a avaliação, gerenciamento e comunicação do risco, e visa melhorar a gestão segura dos produtos químicos, harmonizar as abordagens entre países em desenvolvimento e regiões industrializadas, reforçar a confiança do público que os produtos químicos são manuseados com segurança em todas as fases dos respectivos ciclos de vida, e que sua utilização não causa efeitos adversos à saúde humana e ao meio ambiente.

A ferramenta GPS tem como prerrogativa atingir as pequenas e médias empresas na avaliação do risco de substâncias químicas, assim gerenciar todo o processo de produção de produtos químicos, desde a matéria-prima até o produto final, e garantir não somente a comunicação do risco aos consumidores, como também para os trabalhadores envolvidos no processo de produção. 

A Intertox, representada no evento pelos toxicólogos Ms. Fabriciano Pinheiro e Ms. Camilla Gomes Colasso, possui equipe técnica capacitada e oferece serviços na área de avaliação e gerenciamento do risco toxicológico.