Empresa

Informativo Técnico Mensal FEV Intertox

INFORMATIVO TÉCNICO MENSAL FEV / 2014

Informativo Técnico Segurança Química, Toxicologia, Meio Ambiente

Importante!

 

Informamos que as inscrições para a 31ª Edição do treinamento - Produtos químicos: classificação GHS, rotulagem e FISPQ (MTE-NR 26 e ABNT-NBR14725) a ser realizado nos dias 27 e 28 de maio de 2014 estão encerradas, pois todas as vagas foram preenchidas.


Caso você não tenha realizado a inscrição a tempo, não se preocupe, estamos com uma nova turma aberta para os dias 10 e 11 de setembro de 2014. Garanta sua vaga agora mesmo e aproveite o período promocional!

Teste

RETP - Inventário de emissões e transferências de poluentes


Relatório de Atividade Potencialmente Poluidora CTF/IBAMA  RAPP - RETP

 

EcoAdvisor EngenhariaAmbientalO Inventário de Emissões e Transferências de Poluentes é uma exigência do Relatório de Atividades Potencialmente Poluidora (RAPP) do Cadastro Técnico Federal do Ibama (CTF/IBAMA), que atende ao Registro de Emissão e Transferência de Poluentes (RETP) do Ministério do Meio Ambiente.

 

A realização desse inventário pode trazer benefícios para as empresas, indicando pontos críticos para prevenção de perdas nos processos, ou ganho de imagem pelo bom desempenho ambiental em comparação com concorrentes, uma vez que as informações das emissões e ações de prevenção e controle são de acesso público irrestrito.

 

Para fazer o inventário de emissões de forma custo-eficiente, se faz necessário o planejamento das estratégias de monitoramento, para minimizar os custos com medições desnecessárias. Para isso, a equipe da Intertox oferece soluções para todas as atividades potencialmente poluidoras identificarem os fluxos e processos custo-eficientes para realização do inventário e prepara as empresas para coleta de dados e contabilização de emissões.

 

A metodologia da Intertox é focada na transferência de conhecimento e tecnologia.

 

Benefícios:

  • Identificar e priorizar ações para reduzir perdas de materiais em processos
  • Identificar e priorizar ações para melhorar o desempenho ambiental da atividade e reduzir riscos ocupacionais
  • Estabelecer indicadores e metas de responsabilidade ambiental
  • Contabilizar as emissões e transferência de poluentes para declaração do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais - RAPP - instituído pela Lei 10.165/00.
  • Atender ao Registro de Emissão e Transferência de Poluentes (RETP) de forma custo eficiente.
  • Ampliar o conhecimento da equipe interna na gestão de poluentes prioritários

 

Produtos

1 – Apresentação do RETP e plano para coleta de dados

Realiza-se uma apresentação do RETP, das metodologias para contabilização de emissões e transferências de poluentes e se define um plano de atividades para a implantação do programa.

A contratante se responsabiliza em coletar as informações.

2 – Identificação de metodologias para estimativa de emissões

Definem-se quais metodologias podem ser utilizadas para contabilizar as emissões e transferências de poluentes a partir dos dados disponíveis na planta.

3 – Modelo de monitoramento e cálculo para contabilização de emissões e transferências

A partir da relação de metodologias para contabilização de emissões e transferências de poluentes é elaborado planilha eletrônica, para inserção de dados de entrada e automação dos cálculos e reporte dos dados.

4 – Relatório de identificação de pontos críticos de emissões e transferências com sinalização de atividades para prevenção e controle.

 

Relatório indicando os pontos críticos de emissões da empresa e indicação de medidas de controle e prevenção de poluentes que podem ser adotadas.

 

Deseja obter mais informações sobre RETP - Inventário de emissões e transferências de poluentes? Fale conosco.
Preencha o formulário abaixo e solicite um contato de um dos nossos consultores: