FDSR - Ficha com dados de segurança de Resíduos Quimicos e Rotulagem

FDSR - Ficha com dados de segurança de Resíduos Quimicos e Rotulagem - 5.0 de 5 baseado em 6 votos
Avaliação do Usuário
Atribua uma nota de 1 a 5:

 

Produtos e serviços:

  • Elaboração, revisão e adequação de FDSR e rotulagem (ABNT NBR 16725)
  • Gerenciamento de projetos relacionados a Resíduos químicos - encaminhamento para ensaios (caracterização química do resíduo, avaliação segundo norma NBR 10004, etc), análise dos resultados, enquadramento nos sistemas de classificação (Transporte, GHS, Diagrama de Hommel, etc), elaboração de documentos de segurança

 

O que é FDSR?

 

A Ficha com Dados de Segurança de Resíduos químicos (FDSR) e o rótulo são documentos normalizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme ABNT-NBR 16725, que tornou-se obrigatória em 06/07/2012.

A FDSR e o rótulo são documentos de suma importância para que o gerador de resíduos químicos disponibilize informações indispensáveis sobre os resíduos gerados, permitindo assim que o usuário/receptor tenha a possibilidade de tomar as medidas cabíveis para a disposição adequada, favorecendo a proteção, segurança, saúde e o meio ambiente.

O documento é dividido em 13 seções obrigatórias e se aplica aos resíduos químicos perigosos classificados conforme ABNT NBR 10004 (Classificação de resíduos sólidos) e/ou Regulamentações de Transporte de Produtos Perigosos (Resolução 420- ANTT). Se aplica também a materiais contaminados com produtos ou resíduos químicos, tais como, embalagens, filtros etc.

A elaboração da FDSR corrobora com o cumprimento da Portaria 227 que atualizou a NR 25 do Ministério do Trabalho e Emprego, a qual trata de resíduos industriais.

 

Solicitar Proposta:



Com a palavra: nossos clientes!